Palestrantes transmitiram conhecimento e divertiram a plateia
Foto: Divulgação
Nesta semana, o Comine (Congresso Mineiro de Empreendedorismo) movimentou a cidade de Patos de Minas. O evento é promovido pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, em parceria com o SEBRAE. Com recorde de público, o evento recebeu Caco Barcellos, Clóvis de Barros Filho e Rafael Baltresca, que conduziram a plateia em busca de seu foco. Além dos convidados, foram realizados sorteios, premiações e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Em sua primeira noite (17), o congresso recebeu o jornalista Caco Barcellos, referência nacional na área, que conversou com os presentes a respeito da importância do empreendedorismo e da educação. A estudante de jornalismo, Isabella Oliveira, afirmou que gostou bastante da palestra de Caco Barcellos: “Ele não decepcionou. Foi uma experiência muito bacana, porque a gente pôde ver mais do lado humano dele e de como ele se prepara para suas reportagens e matérias”.
Na terça-feira (18), foi Clóvis de Barros Filho o encarregado de ajudar os participantes do Comine a encontrar seus objetivos de vida. Em um clima de descontração, ele transmitiu preceitos filosóficos por meio de exemplos divertidos. Para Kelly Cristina de Oliveira, aluna de Ciências Contábeis, a palestra foi excepcional, animada e bem produtiva.
A penúltima noite (19), foi comandada por Rafael Baltresca, hipnólogo e facilitador coorporativo, que falou sobre automotivação e hipnose. No palco, Rafael convidou algumas pessoas da plateia e demostrou o poder da mente humana. Dérlei César, estudante de Jornalismo, foi um dos participantes da dinâmica. Ele contou que a experiência foi surpreendente: “Foi um aprendizado muito grande, eu ouvia o que ele falava, mas não conseguia controlar meu corpo”. Após a palestra, foram realizados sorteios de brindes cedidos pelos patrocinadores do evento.
Já na quinta-feira (20), o Comine foi encerrado com uma mesa-redonda promovida pelo Sebrae no Paiolão do Parque de Exposições, e com apresentações de trabalhos acadêmicos no campus do UNIPAM. Os participantes se despediram com a sensação de ter conquistado uma bagagem de conhecimento preciosa, que fará a diferença em suas vidas.
A organização avaliou de maneira positiva os quatro dias de evento, e convidou todos para a próxima edição, que acontece em 2017. Milton Roberto, reitor do UNIPAM, disse que o congresso é muito importante para a instituição e para a cidade: “O evento mostra a cara do UNIPAM e sua pegada empreendedora, além de ser uma oportunidade para nossos alunos, professores e cidadãos adquirirem conhecimento”.
Texto: Lélis Félix (Ag. Crivo)